• Um mês de Concordeounão. Obrigado a todos!
Tecnologia do Blogger.

O dízimo.
Autor: Iago Oliveira



Dízimo significa a décima parte de algo, paga voluntariamente ou através de taxa ou imposto, normalmente para ajudar organizações religiosas judaicas ou cristãs. Apesar de atualmente estar associada à religião, muitos reis na Antigüidade exigiam o dízimo de seus povos.
Hoje, os dízimos são normalmente voluntários e pagos em dinheiro, cheque ou ações, enquanto historicamente eram pagos na forma de bens, como com produtos agrícolas. Alguns países europeus permitem com força de lei que instituições religiosas instituam o dízimo como obrigatório.

O Dízimo nas religiões Abraâmicas foi instituído na Lei de Moisés, estipulado para manter os sacerdotes e a tribo de Levi, que mantinha o Tabernáculo e depois o Templo, já que eles não poderiam possuir herdades e territórios como as outras tribos. Também o dinheiro era usado para assistir os órfãos, viúvas e os pobres. Depois da destruição do Templo no ano 70 DC a classe sacerdotal e os sacrifícios foram desmantelados, assim os rabinos passaram a recomendar que os judeus contribuissem em obras caritativas.
Para o sociólogo Émile Durkheim em "Lições de Sociologia", o dízimo teria origem no pensamento mítico, primeiramente como sacrifícios e ofertas aos deuses e divindades para obter "permissão" divina para o bom cultivo de bens mundanos, seja na pesca, coleta, agricultura, etc. Transmutou-se em dízimo em certas religiões, e por fim, transmutou-se em impostos, que seria a versão secular do dízimo.

Participe, deste debate. Exponha sua opinião e responda as perguntas abaixo:
1. Você faz parte de uma das religiões que exigem o dízimo? Se sim, você paga?
2. Independentemente da religião de qual faz parte, você é a favor do dízimo? Porque?
3. Em algumas igrejas o dízimo é obrigatório, na sua opinião isto é correto?
4. Tirar 10% do salário de uma pessoa pobre é correto?

Photo

sábado, 7 de agosto de 2010

às 20:13


Marcadores:

37 comentários:

7 de agosto de 2010 às 20:45
Permalink this comment

disse...

Não faço parte de nenhuma religião que exige dízimo.Depende, se realmente necessário para ajudar a manter a igreja(pagar as contas etc...), sim.Dízimo obrigatório não é correto e tirar de pessoas muito pobres também não porque vai fazer falta a eles...!

maneiro o blog!

http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

7 de agosto de 2010 às 20:51
Permalink this comment

disse...

Vaunei,

também sou contra. Acho que deve haver sim a doação, a ajuda a uma igreja, mas nada disso precisa ser obrigatório e nem ter um valor fixo para ser doado. A pessoa doa se quiser e quanto puder.

Valeu!

Anônimo

7 de agosto de 2010 às 21:21
Permalink this comment

disse...

Acredito que doaçoes podem ser feitas para ajudar nas despesas da igraja, quem poder ajudar dar o valor que lhe é permitido.. nao sendo obrigatoria.

Rayana :D

8 de agosto de 2010 às 08:15
Permalink this comment

disse...

Rayana,

pelo visto todos pensam isso.

Anônimo

8 de agosto de 2010 às 08:33
Permalink this comment

disse...

Não tenho religião e não pago dízimo. Olha, esse assunto é polêmico, chega a ser triste demais pra se discutir... tem muita gente sendo explorada no Brasil e no mundo com essa coisa de dízimo...

8 de agosto de 2010 às 08:35
Permalink this comment

disse...

Francorebel,

exatamente. Tem pessoas que deixam de comprar roupas, comida e até mesmo para os filhos somente para pagar o dízimo.

8 de agosto de 2010 às 08:36
Permalink this comment

disse...

1. Você faz parte de uma das religiões que exigem o dízimo? Se sim, você paga?
2. Independentemente da religião de qual faz parte, você é a favor do dízimo? Porque?
3. Em algumas igrejas o dízimo é obrigatório, na sua opinião isto é correto?
4. Tirar 10% do salário de uma pessoa pobre é correto?

1.Sim minha denominação arrecadam o dízimo não pago ainda porque não trabalho

2.Sim porque Deus nos da uma oportunidade de emprego e o mínimo que podemos fazer é da o dízimo para manuntenção do templo

3. Eu acho que não deveriam obrigar cabe a cada ter a consciência de que é preciso dizimar

4. Independente de ser pobre rica ou milionária esta pessoa estará contribuindo para a Obra de Deus e será abençoada em seu trabalho !

8 de agosto de 2010 às 09:18
Permalink this comment

disse...

Hoje em dia você pode escolher a quem dar... se alguém quer doar 10% da renda para uma instituição, doe, se não, não.

8 de agosto de 2010 às 09:38
Permalink this comment

disse...

Juio,

não entendo muito de religião... só acho que nada deveria ser obrigado.

E acho que Deus não pediria 10% do que vc ganha em troca da benção.

8 de agosto de 2010 às 09:38
Permalink this comment

disse...

Dona Ana,

é isso que acho.

8 de agosto de 2010 às 09:53
Permalink this comment

disse...

Não é exatamente em troca de benção e sim para manuntenção do templo que os determinados fieis frequentam entende, mas é claro que Deus abençoa independente de dizimo ou não ele sabe as nescessidade de cada um

8 de agosto de 2010 às 09:57
Permalink this comment

disse...

Juio,

é isso que estou falando... eu acho que para a manutenção da igreja deve existir sim a doação, mas não 10% do que sua para ganhar. Acho que deveria ser uma doação de um valor que você acha que pode pagar.

disse...

1. Você faz parte de uma das religiões que exigem o dízimo? Se sim, você paga?
Sou evangélica mais na minha igreja não EXIGEM que nós paguemos o dízimo. Não pago o dizimo, pois sendo 10% dos rendimentos,como nao tenho rendimento, meus 10% é igual a 0.kkkkk

2. Independentemente da religião de qual faz parte, você é a favor do dízimo? Porque?
Sou a favor do dízimo, pois é um ensinamento bíblico. No Livro de Malaquias se nao me engano tem um versiculo que diz: 'trazei todos os dizimos a casa do tesouro, para que haja MANTIMENTO em minha casa. ' Entendo que se tivermos como dar o dizimo, temos que dar sim. Na minha igreja o dinheiro do dizimo é pago MUITAS coisas, temos um barco que faz ações sociais em comunidades ribeirinhas, os onibus que levam as pessoas gratuitamente, todo o conforto que temos na igreja é MUITA despesa e é pago com os dizimos e ofertas.

3. Em algumas igrejas o dízimo é obrigatório, na sua opinião isto é correto?
Discordo, isso é um ENSIMAMENTO. assim como: Não matarás, porém, não tem TANTA gente que mata? assim sao os dízimos cada um dar de acordo com a vontade do seu coração... Deus nos deu o livre arbitrio para fazermos o que queremos POREM OBRIGATORIO o dizimo nao deve SER

4. Tirar 10% do salário de uma pessoa pobre é correto?
Se a pessoa pobre dar com alegria, acho correto sim... cada um faz o que acha melhor né. Se ela se sente bem dando o dízimo, dar com alegria mesmo passando dificuldades, acredito que seja corretiiiiiissimo. Mais claro, se a pessoa nao tiver mesmo como dar o dizimo, levem as ofertas que é qualquer valor, se ainda assim nao puder dar as ofertas... OFERTE O SEU CORAÇÃO quer algo mais valioso pra Deus ? Tenho certeza que Deus sabendo que uma pessoa pobre nao tem como dar, nao se entristecerá com essa pessoa. AFINAL, DEUS É AMOR

8 de agosto de 2010 às 10:04
Permalink this comment

disse...

Dominique,

o dízimo pode ser até correto, só não acho que deveria ser obrigatório e a pessoa doaria o que pudesse.

disse...

Em primeiro lugar, vim parabenizar-te pelo excelente Blog, indo ao assunto, não tenho religião, mas vejo muita igreja se aproveitando e pedindo dizimo em triplo, como se a pessoa fosse "comprar a bênção" dela.

8 de agosto de 2010 às 10:38
Permalink this comment

disse...

Karine,

obrigado mesmo!
Também vejo isso e por isso coloquei esse tema para debatermos, acho muito errado isso!

8 de agosto de 2010 às 11:18
Permalink this comment

disse...

Não tenho religião e muito menos acredito que o dizímo seja algo divino... orientação de deus.

Mas respeito a fé alheia.

Abraço e parabéns pelo Blog
http://mikaelmoraes.blogspot.com

8 de agosto de 2010 às 11:19
Permalink this comment

disse...

Mikael,

obrigado pela participação! Abraços...

8 de agosto de 2010 às 12:39
Permalink this comment

disse...

Ao meu ponto de vista, chega a ser uma loucura ás vezes, não acho que seja necessário mensalmente dar uma determinada quantia, tudo bem quer doar,doe ... Mas acho que deveria ser algo livre sem cobrança.

8 de agosto de 2010 às 12:51
Permalink this comment

disse...

Renata,

concordo contigo.

8 de agosto de 2010 às 14:06
Permalink this comment

disse...

eu sou contra! Deus não quer dinheiro! Deus não é capitalista e existiu antes disso tudo... Todos os problemas que temos no mundo no fundo é culpa do dinheiro...Se a sociedade não fosse tão capitalista, se todas as pessoas não quisessem ser cada vez mais ricas não existiria essa destruição toda da natureza, nem aquecimento global, nem gente morendo de fome, as pessoas seriam mais solidárias...mas como ninguém hoje em dia viveria em um mundo sem dinheiro...fazer o que, né? não dá pra imaginar viver em alguma sociedade tipo indígena ou pre-histórica hoje em dia...isso dps q a gnt experimentou os benefícios da tecnologia e da medicina avançada...enfim...o dinheiro move o mundo e não tem como se livrar mais desse carma...Dinheiro seria como assim dizer uma coisa do "cara lá de baixo"...é o que de tão bom faz mais as pessoas pecarem e serem tão egocêntricas...e é por isso que eu repito...DEUS NÃO QUER DINHEIRO!!! E ah...inclusive existe uma religião que atribui esse carater demoniaco ao dinheiro, seus seguidores não podem tocar em dinheiro e muito menos usá-lo...eles vivem de agrigultura de subsistência em povoados...eu esqueci o nome...só sei que tem!

8 de agosto de 2010 às 14:19
Permalink this comment

disse...

Lary,

bom comentário. Concordo que Deus jamais exigiria nada a nenhum fiel, porém, uma ajuda deles seria legal para manter a igreja.

8 de agosto de 2010 às 14:26
Permalink this comment

disse...

Não sou contra o dizimo, mas tbm nao dou nada hauhahau pow, pagar pra ter fé em algo,não é comigo

8 de agosto de 2010 às 14:27
Permalink this comment

disse...

Greg,

uhum... eu não sou contra pq não frequento igreja, porém, se começasse a frequentar e exigissem que pagasse eu sairia na mesma hora.

8 de agosto de 2010 às 15:06
Permalink this comment

disse...

Não faço parte de nenhuma igreja.
Sou a favor do dízimo, porém nada de porcentagem .. Tem que ser de coração.. se quer doar todo seu dinheiro da poupança doe.. mais doe de coração e se der vontade !!!
“Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias.”
Ajude o proximo como pode !! Não necessariamente dando o dinheiro pra igreja.. Ahudando uma pessoa seu dízimo esta pago !!

..............seguidora..........
BeijOkitas

http://as-polemicas.blogspot.com

8 de agosto de 2010 às 15:08
Permalink this comment

disse...

As polemicas,

valeu pela participação, concordo com você e vou te seguir também.

Beijos!

8 de agosto de 2010 às 15:19
Permalink this comment

disse...

As Igrejas usam esse dinheiro todo pra coisas boas?
Não deveria ser algo obrigatório!

8 de agosto de 2010 às 15:24
Permalink this comment

disse...

Pedro,

acho que nem sempre.

Anônimo

8 de agosto de 2010 às 17:00
Permalink this comment

disse...

Ainda bem que não sigo nenhuma religião.... já partipei de religiões que pedia...mas sai.... acho uma puta hipocrisia... bem colocada a sua opnião!

8 de agosto de 2010 às 17:04
Permalink this comment

disse...

audiobllog,

é isso aí, obrigado. Abraço!

8 de agosto de 2010 às 22:17
Permalink this comment

disse...

faço parte de religião que aceita o dízimo e não pago porque consegue se manter com festas

Existem igrejas mais ou menos carentes mas existem várias formas de manter uma igreja sem o
dízimo obrigatório

O dízimo obrigatório não é correto porque o que damos para Deus é o amor ao próximo, carinho, cobertas, roupas, e a comunidade pode ajudar a manter uma Igreja

Tirar 10% do salário de uma pessoa pobre é correto? Nem do pobre nem do rico! O rico pagando um valor maior estaria mais próximo de Deus? Acho que não

10 de agosto de 2010 às 20:23
Permalink this comment

disse...

João Moraes,

belo comentário. Vemos um monte de igrejas luxuosas e grandes que construiram isso com dízimo e isso é errado!

disse...

ei caramba, mais Deus não exige nada e nem obriga ninguém a dar o dizimo... é apenas um ensinamento bíblico, a pessoa decide se da ou não...Deus conhece a necessidade e o coração de cada ser humano, e realmente DEUS não quer o nosso dinheiro, quer nosso coração. Pois o dinheiro que é arrecado realmente nao é pra Deus, e na minha igreja isso é bem claro, são para manter as despesas da igreja... ou vcs acham que os pastores, padres e lideres recebem dinheiro do governo pra arcar com as obras?? Mais vai de cada pessoa dar ou não... Livre arbitrio... por via das dúvidas eu tento dar o dizimo , nao sendo possivel eu dou a oferta no culto, na reuniao de jovens e na célula (reunião nos lares)

14 de agosto de 2010 às 16:32
Permalink this comment

disse...

Dominique,

estou falando que tem igrejas que exigem o dízimo.

9 de junho de 2012 às 20:41
Permalink this comment

disse...

Participe, deste debate. Exponha sua opinião e responda as perguntas abaixo:
1. Você faz parte de uma das religiões que exigem o dízimo? Se sim, você paga?
Sim. Devolvo o dízimo com prazer.

2. Independentemente da religião de qual faz parte, você é a favor do dízimo? Porque?
Sim. É um ato de obediência e fé, simplesmente.

3. Em algumas igrejas o dízimo é obrigatório, na sua opinião isto é correto?
Não conheço igrejas onde seja obrigado a devolução, não concordo que o pastor, bispo ou etc, obrigue mas, ensine, oriente, quem quiser ser dizimista que seja, quem não quiser amém.

4. Tirar 10% do salário de uma pessoa pobre é correto?
Tirar não, ninguém tira a pessoa devolve se quiser, sendo pobre ou rica o valor não importa a pessoa deve ser fiel, o que se devolve não fará falta, tenho experiência sobre isso.

Anônimo

27 de abril de 2013 às 22:50
Permalink this comment

disse...

entendam que jesus veio cumprir a lei,e disse um novo mandamento vos dou. pois eles estavam debaixo da lei eagora veio a graça portanto nos estamos debaixo da graça e ñ da lei e nos somos gentio pois ñ se lembram que paulo repreendeu joão pois ele estava querendo que fossem iguais os judeus

disse...

O dizimo é instituído a ser devolvido voluntariamente, ninguém é obrigado a fazer nada!
O que significa agradar a Deus para você? Será que é tão somente agradecer por estar vivo e ter saúde. Nesse exato momento existe pessoas que a um tempo atras pensava como você, mas por ironia do "destino", (isso para ela que não partilhava uma crença num ser supremo), esta pensando em um suicídio, usando drogas para se encontrar, roubando, matando, estuprando e por ai adiante só atrocidades! Porque? Se você analisar a estatística são pessoas prosperas e que não precisava fazer isso. O que falta? É muito fácil falarmos sem termos vivido, por outro lado antes mesmo de jugar seja o réu e entendera.
O mundo esta completamente transtornado e admiro a capacidade de pessoas instituídas filhas do Deus altíssimo que trabalha para nos orientar em nossas obrigações espirituais. Aprenda a ler principalmente o primeiro livro a Bíblia la você entendera porque temos que devolver a decima parte de tudo o que ganhamos e dar ofertas de sacrifício para a obra de Deus.
A partir do momento que você devolve o seu dizimo a igreja absorve a responsabilidade em coordena lo e você e mais ninguém tem o direito de questionar o sue uso. O responsável em administrar é o Espirito de Deus, Ele sabe onde devera ser usado e como usado. Você pode até então perguntar, Porque grandes igrejas, grandes catedrais e templos? A verdade é uma só, Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias. Resumindo. Faça a prova antes mesmo de jugar, um dia eu estava do seu lado CRITICANDO e hoje estou fazendo a vontade do meu Deus. Você quer que eu lhe responda se eu me arrependo dos meus atos? Experimente, aprenda e seja sábio, oque tens a perder? Com Deus não se brinca e por esse motivo que acredito estar fazendo as coisas certas, Ele nunca me decepcionou.
Você pode me dizer o mesmo com os homens???
Abraços.